ESG (ENVIRONMENTAL, SOCIAL AND GOVERNANCE) E POLÍTICA PARA NEGÓCIOS
Carla Liguori
Denise Vital
Sobre o Curso
O curso de pós-graduação lato sensu em ESG foi desenvolvido diante da complexidade dos problemas socioambientais modernos, que implicam em novas soluções aos planos de negócio, bem como às políticas de desenvolvimento econômico. A gestão e a responsabilidade compartilhada desejadas pelas Agendas Mundiais e o protagonismo dos atores brasileiros promovem novos desafios ao empresariado e agentes públicos, o que demonstra que o tema ao alcance do desenvolvimento sustentável nos negócios ultrapassa a questão reputacional e de solvência mercadológica para a exigibilidade de uma governança colaborativa.
Desta forma, o curso destina-se àqueles que se preocupam com a questão da sustentabilidade na sociedade atual, a fim de promover melhores práticas de progresso humano e desenvolvimento econômico, abrindo espaço à potencial captura de financiamento estrangeiro, compliance efetiva, crescimento positivo e, ainda, cumprimento dos ODS.
DURAÇÃO
360 horas - 19 meses (1 ano e 7 meses)
Início: Aguardando confirmação de data
Término: Aguardando confirmação de data
Aulas presenciais em São Paulo
PÚBLICO-ALVO
Advogados dos setores público e privado, Juízes e Membros do Ministério Público, empresários, autônomos, prestadores de serviços, gestores, chefes de departamento, economistas; Graduados em Direito, Engenharia, Administração, Arquitetura, Relações Internacionais, Contabilidade e Comércio Exterior, ou de outras áreas do conhecimento que tenham relação com o Direito Ambiental e/ou Sustentabilidade.
PRÉ-REQUISITOS
Diploma de graduação em nível superior em qualquer área mencionada acima e conhecimento básico na língua Inglesa e Espanhola
Objetivo Geral
Proporcionar ao aluno/a de pós-graduação uma análise crítica sobre temas interdisciplinares e complexos relativos ao tema do ESG na atualidade, com foco nos instrumentos internacionais e nacionais da sociedade moderna, dos programas de desenvolvimento das organizações mundiais e nas agendas da sustentabilidade corporativa, na política ambiental do país e nas políticas específicas de sustentabilidade empresariais, nas ferramentas de empreendedorismo sustentável, bem como na criação de programas e projetos internos de mercado, com a realização da governança “global” focada no real crescimento humano e sustentável da sociedade brasileira.
Objetivos Específicos
Contribuir para o aperfeiçoamento do profissional autônomo, empreendedor e responsável com as demandas econômicas e socioambientais por meio da aplicação de casos exitosos de ESG;
Capacitar o participante no desenvolvimento de instrumentos mínimos para a implementação de um Programa de ESG nas instituições;
Desenvolver conhecimentos essenciais para a elaboração de estratégias capazes de fomentar a pauta do ESG nas instituições;
Fomentar a elaboração e a criação de políticas setoriais focadas no cumprimento da Agenda Mundial e nos ODS;
Desenvolver a governança dos atores interessados e os efeitos positivos à sociedade brasileira na busca de soluções sociais.
INSCRIÇÕES
Para saber o valor das mensalidades e receber mais informações
Metodologia
A metodologia é baseada em aulas expositivas e dinâmicas, bem como na análise de estudos de caso relacionados com o tema do curso, de modo a estimular o raciocínio analítico por meio de um ensino participativo, visando o aprendizado completo dos discentes e o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas.
Estrutura
O curso é estruturado em 4 (quatro) módulos, sendo que os três primeiros módulos correspondem a dois bimestres e o quarto módulo corresponde a um bimestre.
No primeiro módulo serão abordados os fundamentos de ESG, considerando a agenda 2030 e o Pacto Global da ONU. Na sequência, serão aprofundados os aspectos centrais do Environmental, com destaque para os desafios e tendências do mercado global, a valoração e os serviços ambientais, dilemas das ações antrópicas e a biodiversidade (meses de agosto/novembro de 2024).
Todo o segundo módulo é voltado à discussão dos elementos que dizem respeito ao Social, com ampla análise desde a contextualização de ESG nas relações de trabalho, a normativa constitucional incidente sobre a matéria, os direitos humanos fundamentais e os princípios aplicáveis, o tratamento de dados e a LGPD no direito do trabalho, até a análise dos mecanismos de implantação de ESG, fiscalização e controle de riscos socioambientais (meses de fevereiro/maio de 2025).
No terceiro módulo serão enfrentados os temas correlatos à Governança no âmbito corporativo e público, com enfoque no modelo de construção de processos de governança, instrumentos de engajamento com os Stakeholders e as ferramentas de análise e gestão de riscos ESG (meses de junho, agosto/outubro de 2025).
O último módulo é composto por seminários para estudo e análise de casos e aulas de metodologia voltados para a apresentação do trabalho de conclusão de curso (meses de novembro de 2025 e fevereiro de 2026).
Método de Avaliação
Avaliação continuada
A avaliação será realizada através de discussão de casos, seminário e debates, onde serão observadas as contribuições do ingresso, a habilidade para a construção do pensamento; além da coerência na aplicação das ideias desenvolvidas nos módulos. Ao final deverá ser apresentado artigo científico com respeito às normas ABNT que poderá compor (a critério da instituição) material de publicação com os resultados alcançados.
Artigo / Paper
O artigo deverá apresentar linguagem jurídica adequada; raciocínio jurídico; fundamentação legal e adequação ao tema proposto; aprofundamento em pesquisa; solução ou proposta ao tema.
A Nota Final (100%) será composta pela nota da avaliação continuada (30%) somada à nota do Paper (70%).
Coordenadoras:
Carla Liguori
Doutora em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos, com pesquisa pela Osaka University (JAP). Pós-Doutorado em Direito e Novas Tecnologias com estágio pelo MICRH, da Mediterranea University of Reggio, Calabria (ITA).
Denise Vital
Pós-Doutorado em Direito do Trabalho e da Seguridade Social pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Pós-Doutorado concluído no Programa de Pós-Doutoramento Internacional em “Novas Tecnologias e Direito” junto ao Departamento DiGiES.