Quem somos?

O Instituto de Estudos em Ciências Sociais (IE) nasce do compromisso de acadêmicos com a inovação no ensino, integrando as diversas áreas das ciências sociais.
O IE é, primordialmente, um espaço acadêmico que discute temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil e seu futuro e, para tal finalidade, encontra no Centro de Estudos Brasil  (CE) uma simbiose de propósitos para transformar o debate nacional por um país melhor.
A graduação em Direito do IE foi idealizada com uma proposta diferenciada de formação dos alunos, considerando os desafios e responsabilidades sociais colocados no cenário atual, que exigem do profissional do direito a capacidade de resolver os complexos problemas que se apresentam nas novas relações existentes no mundo corporativo e na Administração Pública.
Com base nessas premissas, o IE formulou uma grade curricular visando a interdisciplinaridade das matérias típicas do direito e, ainda, de temas estruturantes das demais ciências sociais e econômicas.
A metodologia de ensino é baseada em estudos de casos, de modo a estimular o raciocínio analítico por meio de um ensino participativo, tendo o aluno como protagonista do método de aprendizagem. Além da referida modalidade, serão inseridos no debate pontos de vistas contrários entre si para que o discente possa formular criticamente o raciocínio envolvendo a matéria em discussão.
Visando a implementação dessas diretrizes, o IE conta com um corpo docente qualificado, formado por professores doutores e mestres, alinhados com a proposta metodológica já adotada por renomadas universidades nacionais e internacionais.
O programa de intercâmbio e internacionalização do IE oferece aos alunos a oportunidade de vivenciarem diferentes sistemas jurídicos e culturais, com a participação em cursos e congressos em universidades internacionais.
O estabelecimento de parcerias com importantes escritórios de advocacia, tribunais e instituições governamentais proporciona aos discentes da graduação a oportunidade de estágios e experiências que irão favorecer a empregabilidade.
O enfoque no empreendedorismo capacita os alunos a enxergar o escritório de advocacia como um modelo de negócio e realizar a gestão jurídica de maneira qualificada, nos escritórios, nas empresas ou no setor público, destacando-os no meio jurídico.
A partir de uma educação superior de excelência e com uma visão interdisciplinar, os profissionais formados pelo IE, norteados por valores éticos e responsabilidade social, poderão contribuir de maneira positiva para um desenvolvimento nacional mais igualitário.